terça-feira, 22 de junho de 2010

Serys destaca avanços do Luz para Todos em Mato Grosso

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou nesta sexta-feira (11-06) a aprovação de novo lote de obras do programa Luz para Todos para o Mato Grosso, envolvendo 29 mil ligações de energia em favor de famílias de baixa renda, especialmente em área rural. Apresentada em Plenário, a informação fez parte de balanço sobre o desenvolvimento do programa federal em seu estado, nos últimos quatro anos.

Conforme a senadora, a previsão inicial era para a realização de 40 mil ligações do Luz para Todos em Mato Grosso. Porém, depois de uma primeira revisão do plano de atendimento, a meta subiu para 160 mil ligações, já tendo sido concluídas 90 mil. Numa segunda e recente revisão, a meta final teria sido elevada para 263 mil atendimentos domiciliares.
- Isso representa um impacto muito positivo sobre a vida dessas famílias, com mais conforto, melhor qualidade de vida e o surgimento de novas oportunidades, com geração de renda e emprego - observou.
Ao justificar a revisão das metas, Serys destacou que isso decorreu em parte do forte movimento de retorno ao campo de famílias que estavam nas cidades. Ela aproveitou para estimular os mato-grossenses que ainda estejam sem acesso a energia a procurarem os dirigentes municipais para solicitar a inclusão no programa.
Depois de registrar que acabou de cumprir mandato anual como coordenadora da bancada de senadores e deputados federais do mato Grosso, passando o cargo ao deputado Pedro Henri (PP), ela utilizou ainda o momento para fazer um balanço dos trabalhos desenvolvidos no período. Entre outros, citou o esforço da bancada em Brasília para garantir a implantação de uma central da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no estado, que ficará sediada na cidade de Sinop.
- Foi uma ação exitosa da nossa bancada. Agora, a Embrapa é uma realidade em Mato Grosso e ajudará em muito o desenvolvimento do estado - disse.
Ao final do pronunciamento, a pedido do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), Serys prestou esclarecimento sobre as ações do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) na recuperação de estradas e implantação de novos trechos. Segundo ela, com a chegada do atual diretor-geral do órgão, Luiz Antonio Pagot, o estado conseguiu avançar em termos de obras rodoviárias, saindo de uma situação problemática. Ela prometeu um balanço mais preciso na próxima semana.
Eleições
Em aparte, Heráclito elogiou atuação da senadora, lamentando decisão do PT do Mato Grosso de não indicar o nome de Serys para disputar a reeleição, fazendo opção por outro candidato. Serys esclareceu que o escolhido foi o deputado federal Carlos Abicalil, presidente do diretório estadual do partido.
Também o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) elogiou a colega, se dizendo "cativado" pela forma como Serys desenvolve seu mandato, com uma atuação "disciplinada e competente".
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: