quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Palmares e ABC lançam Edital de apoio a projetos de cooperação técnica internacional

Organizações da sociedade civil e órgãos de governo já podem encaminhar propostas de projetos de cooperação técnica internacional na área da economia criativa voltada à cultura africana e afrodescendente, para apoio no âmbito do Edital Conexão Brasil-África.
Todas as informações sobre o Edital e notícias relacionadas podem ser acessadas no endereço www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica. As propostas não deverão ultrapassar o montante de 200 mil dólares estadunidenses, para o período de 1 ano, podendo ser prorrogadas por mais 1 ano.
Os projetos deverão ter como foco principal o intercâmbio de experiências entre indústrias criativas do audiovisual e multimídia, gestão do patrimônio cultural, desenvolvimento local, segurança alimentar e práticas culturais tradicionais, intercâmbio musicológico e museológico, turismo cultural e formação profissional.
O Edital Conexão Brasil-África foi lançado durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções e Programa de Parcerias com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, no dia 18 de julho. Na ocasião, o assessor internacional da Fundação Cultural Palmares, Daniel Brasil, frisou que a base do edital é a cooperação técnica.  “Poderemos capacitar técnicos zimbabuenses para fazer o carnaval do seu país, mas o Edital não poderá financiar o carnaval Zimbábue”, esclareceu.
O Edital é um instrumento pioneiro no Brasil e no mundo no apoio à interlocução, particularmente da sociedade civil brasileira com a africana e afrodescendente. O resultado principal dessa iniciativa é o apoio à construção de capacidades de agentes culturais africanos e latino-americanos, a partir da experiência brasileira na execução de ações voltadas para a economia criativa com base na cultura africana e afrodescendente e na construção de políticas públicas para o apoio e desenvolvimento do tema.

Nenhum comentário: