Para vermos como as mulheres negras são (historicamente, nas raras vezes que são retratadas) apresentadas nas campanhas da Duloren...
“(...) A depiladora Ana Paula Conceição Soares, moradora da comunidade da Rocinha, é protagonista de anúncio criado pela carioca X-Tudo Comunicação para Duloren. A peça publicitária dá início ao projeto "New People", com foco em campanhas nas quais as modelos são substituídas por "mulheres reais". “A nossa entrada no mercado plus size, em 2010, foi muito importante, pois abriu a possibilidade de estar mais perto de nossas consumidoras. Por isso, em 2012 resolvemos investir nas mulheres normais, aquelas que compram nossa lingerie e que sabem do que uma Duloren é capaz. Queremos mostrar quem são essas mulheres, gente como a gente”, declara Roni Argalji, presidente da Duloren. http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=57425
Acho que merece reflexão, mas sobretudo uma ação contundente, pois as mulheres negras (apesar de infelizmente, estarem majoritariamente em situações de desigualdade econômica e vulnerabilidade social) não são apenas meninas de rua, presidiárias e "pegadoras/prostitutas". Elas são também trabalhadoras, (nos mais diversos segmentos sociais) e devem ter a sua dignidade respeitada.
Não vejo esta campanha como algo positivo (como declara o empresário proprietário da empresa).
Acho que manifestações de insatisfação e repúdio devem ser feitas, como no caso da cerveja Devassa, para que os "marqueteiros" pensem bem antes de veicular a imagem dos negros(as) de modo pejorativo e desrespeitoso.
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