quinta-feira, 29 de março de 2012

Inscrições abertas para o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação

O Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) e o Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) promovem a quarta edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

As inscrições para o Simpósio Hipertexto garantem ao inscrito a participação nas conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e apresentação de pôsteres. Também é possível escolher modalidades de inscrição específicas que garantem a apresentação e certificação de trabalhos, além da participação e certificação nas oficinas ofertadas.

Conferências / Propostas pela organização do evento.

Mesas-redondas / Compostas por docentes de instituições de ensino superior, convidados pela organização do evento.

Oficinas/ Serão oferecidas oficinas temáticas, propostas pela organização do evento. Em breve mais informações.

Sessões de comunicação coordenada / Compostas por até 4 pesquisadores incluindo o coordenador. O coordenador da sessão deve ser docente doutor. As sessões de comunicação coordenada são propostas e organizadas pelos expositores, em torno de uma temática, contendo até 4 pesquisas diferentes.

Sessões de comunicação individual / Doutores/doutorandos, mestres/mestrandos, pós-graduandos/pós-graduados e profissionais de educação e áreas afins. As sessões de comunicação individual devem apresentar resultados de pesquisas já desenvolvidas ou encaminhamentos de pesquisas em andamento, ou ainda a socialização de experiências científicas sobre o uso de tecnologias na educação.

Apresentação de Pôsteres Digitais / Somente alunos de graduação. Serão aceitos para esta modalidade relatos de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como de experiências educacionais, com no máximo 2 autores.

Temas

A seguir os temas que deverão ser abordados tanto para discussão teórico-conceitual quanto para relato de experiências acadêmicas para o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação:

Comunicação Mediada por Computador (CMC) no contexto acadêmico off e on-line;
Letramento digital e autoaprendizagem on-line;
Ambientes virtuais e Plataformas de EaD;
Objetos de aprendizagem: jogos eletrônicos e gêneros digitais (E-mail, Blog, E-Fórum, Chat e Twitter);
Sistemas wi-fi (sem fio) adaptados à educação: celular, console e tablet;
Retórica, identidade e subjetividade em comunidades virtuais da internet;
Comunidades virtuais e redes sociais para aprendizagem colaborativa;
Narração em ambiente digital: fanfic, nano-conto, conto, crônica, resenha, paper, artigo científico;
Webdesign, Webjornalismo, webpropaganda e Educação;
Teorias e Metodologias de Investigação em Aprendizagem em Rede;
Aprendizagem em Redes Sociais e Aprendizagem em Rede
Incorporação de aprendizagem em rede em locais públicos e privados
Aprendizagem baseada em rede, formação docente e desenvolvimento profissional
Aprendizagem em rede para a Sustentabilidade
Globalização, Interculturalidade e ética na aprendizagem em rede
Participação e alienação na aprendizagem em rede.

Link: http://www.hipertexto2012.com.br/

Nenhum comentário: