Enviado por graciela, qua, 05/01/2011 - 11:19
O campo de estudos africanos vem se desenvolvendo rapidamente no Brasil nos últimos anos. Tal desenvolvimento pode ser vislumbrado na ampliação do número de professores especialistas nos departamentos de universidades públicas e privadas, no aumento significativo do número de doutorados defendidos relacionados com a área e no surgimento de espaços de debate e discussão das pesquisas em âmbito regional e nacional.
Assim, pretendendo estabelecer um fórum permanente de discussão de temas relativos à história da África, e fomentar a consolidação deste amplo campo de pesquisas, o NEAF (Núcleo de Estudos Brasil-África) e o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense convidam pesquisadores em vários níveis de formação à participar do Primeiro Encontro Internacional de Estudos Africanos da UFF, em Niterói nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2011.
As inscrições são gratuitas e o evento não fornece cobertura de custos aos participantes. A chamada de trabalhos para o Encontro estão abertas até o dia 21 de fevereiro.
Os resumos expandidos (de até 4,5 mil caracteres) deverão ser enviados para o endereço de e- mail semanadaafricauff@yahoo.com.br, na formatação: Arquivo “.doc” ou “.odt”; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas de 1,5. No resumo deverá constar o nome do/a autor/a, sua filiação institucional e o maior nível de formação. Os aceites dos trabalhos serão enviados entre os dias 28/02 e 04/03/2011.
Date: Wed, 5 Jan 2011 15:14:30 -0200
From: editorarets@rets.org.br
To: rets@listas.rits.org.br
Subject: Boletim Rets - 5/01/11
Prezado/a leitor/a,
Confira as novidades mais recentes da Rets:
Cresce a "lista suja" do trabalho escravo
A atualização semestral da "lista suja" do trabalho escravo deste final de ano incluiu 88 novos empregadores e soma agora 220 infratores. Antes da alteração, o cadastro oficial mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego tinha 147 nomes. Além da quantidade de novos empregadores incluídos, chama a atenção a sua diversidade - tanto em termos dos estados do país pelos quais estão espalhados, como no que diz respeito aos diferentes setores econömicos em que atuam.
http://www.rets.org.br/?q=node/802
Sociedade da Informação - fabricando heróis e bandidos
Valério Cruz Brittos e Eduardo Silveira de Menezes escrevem sobre a escolha de Mark Zuckerberg, criador do rentável Facebook, como "personalidade do ano" pela revista Time - em detrimento da escolha dos internautas, que consagrou o criador do site WikiLeaks, Julian Assange, como o grande nome de 2010. Demonstrando a incoerência da sua linha editorial, a Time concedeu a Assange o título de "pessoa (não grata) do ano". Na Internet, em sentido contrário, os leitores do semanário depositaram mais de 380 mil votos para o fundador do site de denúncias WikiLeaks, elegendo-o como o nome de maior destaque neste primeiro decênio do século 21.
http://www.rets.org.br/?q=node/806
Vagas para o Programa Rio sem Homofobia
A UERJ e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro estão selecionando candidatos para o Programa Rio Sem Homofobia. As vagas são para os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. As inscrições estão abertas até 11 de janeiro. O edital prevê vagas para as áreas de psicologia, advocacia, assistência social, assessoria jurídica, segurança e auxiliar de serviços gerais.
http://www.rets.org.br/?q=node/805
Site da Universidade Livre Feminista sofre ataque
Por quase duas semanas o portal de notícias da Universidade Livre Feminista ficou fora do ar devido à invasão de seus servidores e à instalação de programas que paralisaram os serviços Internet da organização. Segundo as ativistas da Universidade Livre, os sites mais atacados no mundo são justamente aqueles com o perfil semelhande ao site da entidade: os que tratam dos direitos das mulheres, de lésbicas, de gays e de negras(os).
http://www.rets.org.br/?q=node/807
Veja também as notícias do Nupef:
Carta Aberta à Presidente Dilma Roussef e à Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda
Produtores, gestores, artistas e ativistas publicaram na internet uma carta à Presidente Dilma Roussef e à Ministra da Cultura Ana Buarque de Hollanda. Além de dar as boas-vindas à Ministra, o documento registra as expectativas e pautas relativas à formulação de politicas públicas para a cultura. A carta expressa o apoio às políticas implementadas pelo MinC nos últimos anos, marcadas pelo caráter inclusivo e voltadas para o presente, fundamentadas na garantia do direito de acesso à Rede e ao conhecimento, viabilizando um ambiente de produção cultural fértil e inovador. A carta está aberta para assinaturas.
http://www.nupef.org.br
Cordialmente,
Graciela Selaimen
Editora Rets
www.rets.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário