sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Seminario Temático . "De que África estamos falando” (I) : perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primei

XXVI SIMPÓSIO NACIONAL HISTÓRIA
ANPUH 50 anos
São Paulo, 17 a 22 de julho de 2011.
Universidade de São Paulo (USP)
Cidade Universitária
http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/public

001. "De que África estamos falando” (I) : perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primeira metade do século XIX)
Coordenadores: MARIA CRISTINA CORTEZ WISSENBACH (Pós Doutor(a) - Departamento de História USP), VANICLEIA SILVA SANTOS (Doutor(a) - UNIVERSIDADE FEDERAL MINAS GERAIS)

Resumo: Este simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores do Brasil vinculados com a pesquisa e o ensino de história da África. Fazendo um recorte cronológico e abrangendo aqui os processos históricos africanos ocorridos entre o século XI e a primeira metade do século XIX, as temáticas compreendidas são, propositalmente, bastante amplas, incluindo problemáticas, regiões e tempos diversificados. A época abrangida equivale à história africana no período chamado de pré-colonial caracterizado pela independência e autonomia das sociedades africanas, pela diplomacia e reciprocidade nas relações com os agentes europeus e pela intensa participação das mesmas nos fluxos de comércio de longa distância (em direção ao Mediterrâneo, ao Atlântico e ao Índico). E, num sentido amplo, o intenso comércio de escravos e outros produtos, e os fluxos e refluxos de populações africanas entre as Américas e o continente africano.

Assim, serão bem-vindas pesquisas em andamento e reflexões que tratem de questões tais como:

- As reflexões sobre a historiografia africanista: tendências, debates e contribuições teóricas;
- Os estudos sobre as sociedades sahelianas e sobre a expansão do Islã na África;
- As análises sobre a representação do continente africano, desde o período das viagens árabes e portuguesas no século XV até as que ocorreram na primeira metade do século XIX;
- As relações euro-africanas nos diferentes contextos históricos na época moderna; sociedades e grupos hifenizados.
- As transformações nas estruturas sociais e sistemas políticos africanos no período do tráfico escravo; a historicidade do tráfico e suas fases;
- As relações comerciais internas e externas do continente africano no período moderno;
- As comunidades afro-americanas na África e os retornados;
- A história da África no ensino superior no Brasil: formas de abordagem, debates conceituais, seleção de temas;
- O ensino de história da África e a formação inicial e continuada de professores: problemas teóricos e metodológicos, produção de materiais para a preparação dos docentes, a pesquisa na área. ...
Justificativa: O estabelecimento da obrigatoriedade do ensino da “História da Cultura Afro brasileira” em todas as escolas de ensino fundamental e médio (Lei 10.639/2003 e Lei 11.465/08) cujo conteúdo programático inclui a “História da África e dos Africanos”, começa a apresentar conseqüências. De um lado, as instituições federais e estaduais de ensino superior adicionam em seus currículos a disciplina de História da África e realizaram contratações de professores especializados e, de outro, desenvolvem-se pesquisas históricas feitas nesta área. A despeito dos estudos africanos e da diáspora estarem firmemente estabelecidos no Brasil há algum tempo, a ampliação do campo tornou-se evidente nos últimos anos. O número de estudiosos envolvidos com as temáticas africanas ampliou-se, como também os mestrados e os doutorados defendidos e em curso.
Desta forma, no ano de comemoração dos 50 anos da ANPUH, pretende-se realizar um levantamento das várias linhas de pesquisa em História da África que estão sendo desenvolvidas nas instituições brasileiras e reunir as experiências de ensino na disciplina nos cursos de bacharelado e licenciatura. A intenção é abrir um espaço para congregar pesquisadores; promover a troca de informações e experiências entre eles e criar um fórum de discussão para enriquecer as condições de pesquisa e aprofundar os diálogos entre a pesquisa histórica e a formação de docentes. Assim, esta proposta representa a continuidade do processo iniciado no encontro de Fortaleza com o simpósio temático “Estudos Africanos: dimensões históricas das sociedades africanas e dos africanos na diáspora”, que teve desdobramento em vários encontros regionais da ANPUH em 2010.

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Vanicléia Silva Santos
História da África - FAFICH - UFMG
31 9653 6920

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