quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Congresso da ASWAD : Libertação Africana e Black Power

VI CONGRESSO BIENAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS MUNDIAIS DA DIÁSPORA AFRICANA

A Libertação Africana e o Black Power: Os Desafios Encontrados pela Diáspora através do Tempo, Espaço e Imaginação

Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos
3 a 6 de novembro de 2011

Todos estão convidados para o VI Congresso Bienal da Associação de Estudos Mundiais da Diáspora Africana (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora - ASWAD) que acontecerá de 3 a 6 de novembro de 2011.

Em 1954, o novelista e intelectual Richard Wright publicou Black Power, um livro provocativo que oferecia reflexões de suas viagens para a Costa do Ouro, quando esta estava em processo de tornar-se a nação independente de Gana. A expressão "Black Power" usada por Wright para significar as possibilidades de desenvolvimento e liberdade dos africanos, bem como as conexões pan-africanas culturais, tornaria-se então uma noção familiar para as pessoas de descendência africana ao redor do mundo que se identificassem com esta potente mensagem de libertação e revitalizatação cultural. Com isto, Wright abriu um novo capítulo na longa história do diálogo político e intelectual em toda a Diáspora Africana-um capítulo que revela tanto as convergências quanto as rupturas entre pessoas de descendência africana no continente e na Diáspora.

Neste VI Congresso Bienal que acontecerá em Pittsburgh, a ASWAD explora o tema "A Libertação Africana e o Black Power: Os Desafios Encontrados pela Diáspora Através do Tempo, Espaço e Imaginação". Este congresso pretende explorar as dimensões diaspóricas e articulações do Black Power com ênfase especial na África, Europa, Caribe, América Latina e Ásia traçando a genealogia deste conceito e as limitações desafiadoras dos estudos do Black Power.

Apesar da expressão Black Power ser frequentemente associada ao movimento político e cultural dos anos sessenta e setenta nos Estados Unidos, a força para valorizar a negritude e a africanidade era amplamente partilhada por toda a África e diáspora africana. Black Power era um fenômeno transnacional; além dos Estados Unidos, organizações, ativistas, artistas e políticos do Canadá, Trindade, Guiana, Jamaica, Bermuda, Reino Unido, África do Sul, Zaire e em qualquer lugar, explicitamente se identificaram com o Black Power. Cada um desses movimentos locais responderam de uma maneira única, mas permaneceram dialogando com descendentes africanos e outras pessoas que procuravam respostas criativas a regimes opressivos. Ao mesmo tempo, organizações feministas de mulheres negras nos anos setenta, como por exemplo a Combahee River Collective (EUA) e a Southall Black Sisters (Reino Unido) e escritoras como Claudia Jones, Audre Lorde e Bessie Head debateram publicamente as tendências masculinistas e heteronormativas dentro do Black Power. Na verdade, as feministas diaspóricas frequentemente imaginavam a liberdade de uma maneira esteticamente e politicamente mais expansiva do que os homens.

Ao explorar o Black Power como um fenômeno global, a ASWAD incentiva a submissão de artigos que interroguem os elementos que definem o Black Power, seus múltiplos aspectos e articulações, seus contornos de gênero e sexual, as conexões transnacionais que o informam e alimentam, assim como projetos políticos e culturais, globais ou locais, que o revitalizam no século XXI. Além disso, buscamos identificar os antecedentes do Black Power e o historicizar dentro das trajetórias da literatura africana e da Diáspora Africana, da cultura, da mídia, da filosofia, da política e do contexto acadêmico, bem como sua relação com a saúde e o meio ambiente. A base cultural e ideológica do Black Power tem raízes nos séculos XVII, XVIII, e XIX. A ASWAD incentiva artigos que investiguem a origem das expressões culturaes, intelectuais e políticas que produziram as lutas de liberação do seculo XX. Todas as áreas geográficas serão representadas, incluindo a África, as Américas, o Oriente Médio, a Europa e a Ásia. Incentivamos trabalhos e painéis que incorporem mulheres, gênero e sexualidade como categorias de análise.

SITE DO CONGRESSO

A universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, sediará o congresso.

A cidade de Pittsburgh possui uma vasta experiência com respeito à Diáspora Africana. Martin Delany, indiscutivelmente a figura principal na política pan-africana da metade do século XIX, fez de Pittsburgh a sede de suas participações em congressos na América do Norte e sua visita à África Ocidental em 1859. A comunidade afro-descendente do oeste da Pensilvânia (incluindo números de africanos), bem como da Virgínia, do nordeste dos Estados Unidos e (posteriormente) da Alabama foi documentada recentemente em uma grande exposição, "Free at Last?", apoiada pela Universidade de Pittsburgh e exibida no Centro Histórico Heinz (Heinz History Center). O Pittsburgh Courier, fundado em 1907, foi um jornal afro-americano de liderança regional e nacional durante grande parte do século XX.

Pittsburgh foi e é uma cidade centrada no trabalho e nos trabalhadores. Comercialmente, a cidade conecta-se com Nova Orleans por via fluvial e com Nova Iorque, Baltimore e Chicago por via ferroviária. O aço, o vidro e a pintura a vinculam com o mundo. Com laços econômicos globais vieram laços econômicos culturais: os músicos clássicos de Pittsburgh do século XIX eram negros; no século XX, a cidade torna-se um centro de jazz; hoje continua a ser um centro nostálgico de música doo-wop. O dramaturgo August Wilson escreveu o seu ciclo de dez peças baseado no Hill District de Pittsburgh; algumas de suas peças foram inspiradas nas imagens do artista plástico Romare Bearden. Em 2009, o magnífico Centro Cultural August Wilson (August Wilson Cultural Center) foi inaugurado no coração do centro da cidade, perto do Centro Histórico Heinz (Heinz History Center). Hoje em dia, Pittsburgh tem cerca de 300.000 mil habitantes, dentre os quais 25% são afro-americanos formando cerca de 20% da população do condado do Allegheny. Uma comunidade africana culturalmente ativa e pequena, mas que engrandece a diversidade da região.

O oeste da Pensilvânia foi muito importante na disputa presidencial de 2008 onde a grande maioria dos votos consolidou a eleição do presidente Obama. Baseado na experiência da sua campanha, o presidente Obama decidiu que o G-20 de 2009 seria em Pittsburgh, destacando assim o sucesso da cidade ao lidar com problemas econômicos e sociais da nossa época.

Todas as sessões do congresso serão realizadas no elegante University Club da universidade de Pittsburgh; os hotéis estão localizados a curta distância deste local. No sábado à noite, o Festival Anual de Jazz de Pittsburgh acontecerá no Carnegie Music Hall; o museu Carnegie estará exibindo a exposição do trabalho do famoso fotógrafo de Pittsburgh, "Teenie" Harris. Ambos eventos estão localizados perto do local do congresso. Nós também gostaríamos de fazer um evento no August Wilson Center.

RESUMOS

Os resumos de duas páginas (tanto para uma apresentação indivual quanto para um painel) e o curriculum vitae de uma página (ou várias cópias do curriculum de uma página) deverão ser enviados até o dia 15 de março de 2011. Os resumos poderão ser enviados antes do pagamento da inscrição e deverão ser enviados para o seguinte email: aswad2011@osu.edu

Qualquer outra pergunta deverá ser dirigida a:

Leslie M. Alexander, Co-Diretora do Congresso
Associate Professor
371 Dulles Hall
230 West 17th Avenue
Department of History
The Ohio State University
Columbus, OH 43210

A nossa intenção é publicar os artigos no nosso site, e alguns serão escolhidos para publicação. Caso esta não seja a sua intenção, por favor indique claramente a sua preferência. O material completo deverá ser enviado em formato de publicação antes da primeira semana de outubro de 2011.

Pedimos encarecidamente que a data de entrega dos artigos seja respeitada!

INSCRIÇÃO

Membros da ASWAD

Professores e Profissionais (admissão geral) residentes na América do Norte e Europa: US $75

Professores e profissionais aposentados (admissão geral) residentes na América do Norte e Europa: US $50

Professores e profissionais (admissão geral) residentes em outro lugar: US $25

Estudantes: nenhuma taxa de inscrição é requerida.

Não Membros da ASWAD

Professores e Profissionais (admissão geral) residentes na América do Norte e Europa: US $140

Professores e profissionais aposentados (admissão geral) residentes na América do Norte e Europa: US $80

Professores e profissionais (admissão geral) residentes em outro lugar: US $50

Estudantes: nenhuma taxa de inscrição é requerida.

Para informações sobre a inscrição no Congresso e na ASWAD ou como fazer inscrições on-line, por favor consulte os sites abaixo:

http://www.aswadiaspora.org/ASWAD_2011_CFP_01.html#registration

Os membros da ASWAD e os participantes do congresso receberão atualizações regulares sobre este evento via email. Informações sobre o congresso e a ASWAD poderá ser encontrada no site da ASWAD, que deverá ser consultado periodicamente para atualizações. Os interessados em fazer uma assinatura ou renová-la deverá acessar o site para instruções.

ACOMODAÇÕES

O hotel Holiday Inn será a acomodação principal, embora todas as sessões sejam realizadas no University Club da Universidade de Pittsburgh. Um bloco de quartos foi reservado, mas a disponibilidade diminuirá rapidamente. Informações sobre o Holiday Inn bem como informações sobre hotéis alternativos poderão ser encontradas abaixo; ao fazer a sua reserva em um hotel, por favor indique que você participará do congresso da ASWAD para receber descontos especiais:

Holiday Inn - Pittsburgh University Center
http://www.holidayinn.com/pit-univctr
125 quartos
US $124 + taxa
US $10 por dia caso queira estacionamento
As reservas deverão ser feitas até o dia 14/10/2011

Hampton Inn Oakland
http://www.pittsburghhamptoninn.com/home-hampton-pittsburgh-oakland-hotel.php
50 quartos
US $129 + taxa
Inclui café da manhã
US $14 por dia caso queira estacionamento
As reservas deverão ser feitas até o dia 06/10/2011

Courtyard by Marriott Shadyside/Oakland
http://www.marriott.com/hotels/travel/pitok-courtyard-pittsburgh-shadyside/
30 quartos
US $134 + taxa
US $17,88 por dia caso queira estacionamento (oferecem serviço de manobristas)
As reservas deverão ser feitas até o dia 06/10/2011

Wyndham Hotel Pittsburgh University Place
http://www.wyndham.com/hotels/PITUP/main.wnt
75 quartos
US $125 + taxa
US $17 por dia caso queira estacionamento
As reservas deverão ser feitas até o dia 01/10/2011
Pittsburgh Athletic Association

http://www.paaclub.com/Club/Scripts/Home/home.asp
15 quartos
Preços variados
As reservas deverão ser feitas até o dia 06/10/2011

Residence Inn by Marriott Pittsburgh University/Medical Center
http://www.marriott.com/hotels/travel/pitro-residence-inn-pittsburgh-university-medical-center/
30 quartos
US $119 + taxa
US $13,50 por dia caso queira estacionamento
As reservas deverão ser feitas até o dia 13/10/2011

Vejo vocês em Pittsburgh!

Nenhum comentário: