O evento de abertura do III Diálogo com os Estados, Capitais e Regionais aconteceu nesta quinta-feira, 25 de novembro, em Brasília. O encontro pretende promover o debate em torno do Estatuto da Igualdade Racial, fazer um balanço da Política de Promoção da Igualdade Racial, com buscas ao seu avanço e federalização. Além de ser uma etapa preliminar para a preparação do IX Encontro Nacional do FIPIR, que ocorrerá em 2011. Tudo isso com a reunião dos gestores estaduais e das capitais de cada unidade da federação brasileira.
A mesa de abertura contou com a presença da Coordenadora do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR), Maria do Carmo Ferreira da Silva, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do pacto federativo e da atuação dos gestores no exercício de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial.
O Secretário Executivo da SEPPIR, João Carlos Nogueira, representou o ministro da Igualdade Racial na abertura, lembrando dos primeiros fóruns de igualdade racial promovidos, e exaltando o papel dos gestores de PI nos estados. “O Brasil está mudando e não há como negar isso. E não é uma mudança qualquer, porque tem colocado a superação das desigualdades raciais em destaque. (…) Em oito anos as mudanças são objetivas e concretas”, disse Nogueira.
O Secretário afirmou ainda que os instrumentos e marcos regulatórios da política de promoção da igualdade racial estão sendo construídos e que em breve será possível dizer que todos os estados estarão organizados no sistema de promoção de igualdade racial, com uma secretaria para esse fim. Nogueira lembrou ainda o papel de João Cândido, líder da revolta da Chibata, na história e cultura do povo negro brasileiro.
O encontro que reúne gestores de quase todas as unidades da federação, contou ainda, em sua abertura, com a presença do Presidente da Fundação Palmares, Zulú Araújo; do Secretário Executivo do Fórum Nacional de Representantes dos Estados em Brasília (FONARE), Marco Antônio Tocoline; do Secretário de Estado, Justiça e Cidadania de Roraima, Coronel Waney Raimundo Vieira, e da Secretária Extraordinária de Estado de Igualdade Racial do Maranhão, Claudett de Jesus Ribeiro
ministro no III diálogo
Ausente da abertura por questões de agenda oficial com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araujo, fez questão de participar do evento ainda na manhã nesta quinta-feira. Em seu discurso destacou a importância das políticas públicas para a diminuição das desigualdades no país. “O término de um governo é o momento de se fazer um balanço e o saldo das conquistas havidas nesse tempo é positivo. O presidente Lula travou um debate intenso durante os últimos oito anos sobre o racismo e se tornou um guardião desse tema, sob o ponto de vista das políticas públicas. Houve também uma acolhida da população brasileira em relação a essas políticas. (…) Quando fazemos o balanço, a minha tese é que somos vitoriosos. Não vamos largar nossos postos enquanto não cumprirmos nossa meta. O desafio: continuar a luta pela construção da igualdade de oportunidades. É um desafio da nação e não podemos deixar escapar, devemos abraçar as conquistas e lutar pela igualdade de oportunidade no Brasil, isso é imprescindível. Iniciamos a grande jornada para o desenvolvimento do Brasil e não podemos parar mais. Devemos estar cada vez mais unidos e mais juntos nessa causa da população brasileira.”
O III Diálogo acontece até o dia 26 de novembro, no San Marco Hotel, em Brasília.
Veja a programação completa.
Por Comunicação Social da SEPPIR/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário