sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O prazo de inscrição para o 7° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero se encerra em 16 de setembro. Ou seja, estudantes têm praticamente três semanas para fazer a inscrição e participarem do concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos - promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão vinculado à Presidência da República. As inscrições começaram em 1º de junho.

A proposta do Prêmio é estimular estudantes da rede pública e privada a produzir textos científicos e ter uma reflexão crítica sobre as desigualdades e discriminação entre homens e mulheres, dando ênfase à classe social, raça, etnia e sexualidade.
"O objetivo é estimular uma nova cultura e romper com preconceitos, desigualdades e com atitudes que levam à violência contra a mulher", enfatiza Beatriz Gregory, coordenadora geral de programas e ações de educação da SPM.
Para Beatriz, a escola pode contribuir para a construção de uma nova cultura, minimizando os índices de discriminação e desigualdade entre homens e mulheres. Ela observa que os direitos das mulheres avançaram "bastante" nos últimos anos, mas ainda há "um longo caminho" a ser percorrido.
Bonificação - Os prêmios variam de laptops e impressoras, para os alunos de nível médio, a uma quantia de R$ 5 mil a R$ 10 mil para as demais categorias.
Podem concorrer ao Prêmio estudante de ensino médio; estudante de graduação e já graduados; especialistas e estudantes de mestrado; mestres e estudantes de doutorado; e escolas de nível médio (Escola Promotora da Igualdade). Informações sobre o regulamento do Prêmio, dentre outras, podem ser obtidas no endereço: http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/.
Sem fazer previsões sobre o número de inscritos ao Prêmio deste ano, Beatriz destaca que a intenção é aumentar, ainda mais, o número de participantes na comparação com a edição anterior, quando foram inscritos 4,572 mil estudantes de todas as categorias de ensino. As inscrições ainda são comandadas por alunos de ensino médio que totalizaram 3,951 mil inscritos do total da última edição. Existe o esforço para fortalecer o interesse de todas as categorias de ensino, desde as de ensino médio a de categoria Escola.
O prêmio é uma parceria da SPM, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres)
(Viviane Monteiro - Jornal da Ciência - http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79084)





Nenhum comentário: