Ordem dos Advogados do Brasil, Aprova Cotas Raciais Nas Universidades, por Unanimidade                          
A OAB  Federal por unanimidade Aprova Cotas Raciais nas Universidades, e quer  entrar com amicus curiae, para defender as Cotas Raciais no STF. O  Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, aprovou no dia  22/08/11 ( segunda-feira), por unanimidade, seu pedido de ingresso, na  condição de amicus curiae, na Argüicão de Descumprimento de Preceito  Fundamental (ADPF) número 186, que discute a constitucionalidade do  sistema de cotas raciais nas universidades públicas. Após longo debate  conduzido pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e com base  no voto do relator na OAB, o conselheiro federal Luiz Viana Queiroz  (Bahia), os 81 conselheiros federais aprovaram o ingresso da entidade na  ADPF em apoio à política afirmativa temporária de cotas. A ADPF foi  ajuízada pelo Partido Democratas em julho de 2008.
O relator da matéria na OAB defendeu o  apoio da OAB ao sistema de cotas com base nos princípios constitucionais  como o da igualdade, mantendo-se a autonomia das universidades, e da  dignidade da pessoa humana, com o fim de reverter as desigualdades  históricas que existem no Brasil em relação aos negros. Outro ponto  integrante do voto de Luiz Viana de Queiroz é a necessidade de exame  proporcional de cada caso, uma vez que a proporção de negros varia  drasticamente de Estado para Estados do Brasil. O voto do relator teve  como principal base a audiência pública realizada pela OAB Nacional  sobre o tema em abril do ano passado.
A presidente da Comissão Nacional de  Promoção da Igualdade da OAB, Silvia Nascimento Cerqueira, enalteceu a  votação por aclamação da matéria e afirmou que toda a população negra do  país aguardava com ansiedade o posicionamento da OAB sobre a matéria.  “A partir da decisão da entidade máxima da advocacia tenho a certeza de  que esse tema será visto com outros olhos a partir de agora “, afirmou.
Fonte:- email – freidavid@franciscanos.org.br  – redemulheresnegraspr@yahoo.com.br 
Nenhum comentário:
Postar um comentário