História da África e do Negro no Brasil
Modalidade a Distância
Objetivo
Aperfeiçoar, atualizar e especializar profissionais da área de Ciências Humanas nos temas da História da África e do Negro no Brasil; Contribuir para a superação da reconhecida carência dos professores da educação básica e do ensino médio no trato com os conteúdos dessa temática, conforme a Lei no. 10.639, de 09 de janeiro de 2003; Suscitar vocação de pesquisa em temas africanos e afro-brasileiros. O curso é ministrado numa abordagem pluridisciplinar, com os aportes da sociologia, economia, antropologia, ciência política e literatura.
Público-alvo
Destina-se a professores das redes pública e privada de ensino, pesquisadores, profissionais liberais e ativistas sociais em geral.
Pré-requisito
Ser portador de diploma de curso superior, possuir conta de e-mail ativa e válida, acesso satisfatório à Internet e conhecimentos básicos do seu uso.
Encontros Presenciais
Durante o curso ocorrerão dois encontros presenciais. As datas de realização dos encontros são flexíveis e serão programadas com antecedência.
Conteúdo Programático:
A ÁFRICA ATÉ O SÉCULO XIX
Uma visão geral sobre o continente. A expansão banto. As migrações. As macrorregiões. O Egito faraônico. A Núbia antiga. A África e o mediterrâneo. A África do Norte sob domínio muçulmano. Antropologia das sociedades africanas. O modo de produção doméstico. Os macuas em Moçambique. Os poderes centralizados. Reinos e Impérios da África Ocidental. Reinos e Impérios da África centro-ocidental. Reinos e povos da África Oriental. A difusão do Islã ao sul do Saara. Escravidão, redes comerciais e o tráfico atlântico. Relações Brasil-África e o fim da escravidão.
A HISTÓRIA DO NEGRO NO BRASIL
A África, os africanos e a formação do mundo atlântico; Os africanos escravizados e a escravidão no Brasil; A abolição, o pós-emancipação e a República; Pós–emancipação e pós-1930; Anos 1970-1980: golpe de 1964, pós-ditadura militar e a questão racial; Anos 1990: os novos discursos; O pensamento afrodescendente sobre a afrodescendência; Os discursos sobre raça no contexto contemporâneo. Os negros em sala de aula. As políticas públicas. Lutas e movimentos sociais contemporâneos.
A ÁFRICA COLONIZADA
A formação do Sistema Internacional. A África sul-saariana pós-tráfico: partilha e ocupação. A África no sistema-mundo capitalista. Conjuntos políticos supratribais. Serra Leoa, Libéria, missões cristãs e o pensamento africano. A Conferência de Berlim e os princípios da ocupação. Ocupação e resistência. A África na Primeira Guerra Mundial. As consequências da Grande Guerra. A construção dos impérios coloniais. A econômica colonial na África. A ideologia colonialista. O anticolonialismo. As forças de mudança. As ideologias da emancipação africana. Religiões e expressões atuais. A Segunda Guerra Mundial e a África. O ocaso do regime colonial.
A ÁFRICA INDEPENDENTE
O mundo bipolar. As organizações. Lutas de libertação e descolonização. O processo de descolonização. A descolonização das mentes. As independências. Os projetos de desenvolvimento. Instabilidade regional e guerras civis. As guerras internas. Crise e crescimento. Transformações no terreno da Cultura. Visão geral sobre a Literatura, Música e Cinema. Globalização e os programas de ajustamento estrutural. África do Sul e o apartheid. Estudo de caso: Angola. As estratégias de superação da crise. As organizações continentais. O momento atual.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Coordenação acadêmica
Prof. Ms. Marcelo da Costa Nicolau
Duração: 18 (dezoito) meses
Início: 21 de setembro de 2011
Custo: R$ 4.720,00
Condições de Pagamento
à vista com 10% de desconto = R$ 4.248,00
10 x R$ 472,00
16 x R$ 295,00
Documentação
Cópias autenticadas do diploma ou comprovação de conclusão de curso superior, do RG e do CPF, e comprovante de residência.
Matricular neste curso
Equipe de construção
O curso de História da África e do Negro no Brasil, pós-graduação lato sensu modalidade a distância foi elaborado pela seguinte equipe:
Coordenação Geral
Prof. Dr. Beluce Bellucci
Professores / Pesquisadores
•Amaury Mendes Pereira. Doutor e mestre em Ciências Sociais pela UERJ, especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da UCAM, graduado em Educação Física e Desportos pela UFRJ. Pesquisador e professor do CEAA. É professor da a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO-RJ).
•Beluce Bellucci. Doutor em História Econômica pela USP, licenciado em Estudos Econômicos e Sociais pela Sorbonne – Paris 1. Foi Pró-Reitor de Graduação da Universidade Candido Mendes e Diretor do Centro de Estudos Afro-Asiáticos.
•José Maria Nunes Pereira. Doutor em Sociologia pela USP. Pesquisador decano do Centro de Estudos Afro-Asiáticos, professor titular da Universidade Candido Mendes.
•Edson Borges. Mestre em Antropologia pela USP, graduado em História pela UFRJ, editor da revista Estudos Afro-Asiáticos, professor da Universidade Candido Mendes.
•Hebe Mattos. Doutora, mestre e graduada em história pela Universidade Federal Fluminense. Possui pós-doutorado na University of Maryland at College Park, na UNICAMP e na Sorbonne – Paris IV. Foi Professora Visitante na University of Michigan e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. É professora titular da Universidade Federal Fluminense.
•Keila Grinberg. Doutora em História do Brasil pela UFF. Foi coordenadora de História do Instituto de Humanidades da UCAM. É professora adjunta da UniRio, onde coordena o Departamento da pós-graduação em História.
•Maria do Carmo Ibiapina de Menezes. Mestre em Sociologia pela Sorbonne. Licenciada em Pedagogia pela PUC-RJ. Pesquisadora e professora do Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes.
•Paulo Velasco. Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, bacharel em direito pela UFRJ, coordenador do curso graduação e de pós-graduação de Relações Internacionais da Universidade Candido Mendes.
•Philippe Lamy. Especialista em História da África, diplomado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris 1–Sorbonne. Professor/pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes.
•Ricardo Mariella. Mestre e graduado em História pela PUC-RJ, professor da Universidade Candido Mendes.
•Marcelo da Costa Nicolau. Mestre em Psicologia e graduado em História pela UFF, professor da Universidade Candido Mendes.
•Mônica Lima. Doutora em História Social pela UFF, mestre em Estudos Africanos pelo Colégio do México (COLMEX), professora do Colégio de Aplicação da UFRJ.
•Guilherme Moerbeck. Mestre em História Antiga, bacharel e licenciado em História pela UFF. Professor da Universidade Candido Mendes e do ensino fundamental nos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
Equipe técnica
•Fernando Cordeiro de Farias. Engenheiro, pós-graduado em gerência de projetos, especialista em TI da Pró-Reitoria de Educação a Distância da Universidade Candido Mendes.
•Ricardo Meireles de Figueiredo. Bacharel em administração pela UCAM, especialista em Planejamento Estratégico, professor da Universidade Candido Mendes.
•Wallace Andrade de Oliveira. Técnico em processamento de dados e designer gráfico.
Secretaria NEaD
•Nancy Burkhardt
Nenhum comentário:
Postar um comentário