quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pesquisa analisa a presença afrodescendente nos meios de comunicação

Foi feito um levantamento com alunos de uma escola pública. Com o intuito de estudar a presença afrodescendente nos veículos de comunicação, o professor Dennis de Oliveira, da USP (Universidade de São Paulo), conduz a pesquisa "Representações étnicas afrodescendentes na mídia". A linha trata tanto de aspectos quantitativos, como o número de ocorrências de presença de negros, como também qualitativos, com as maneiras em que se dá essa participação, para identificar como os aparelhos midiáticos mostram os negros nos principais meios de comunicação no Brasil.

Sobre o aspecto quantitativo, nota-se uma participação muito pequena do afrodescendente na mídia em geral. Para comprovar tal fato, foi feito, no ano de 2009, um levantamento com alunos de uma escola pública do ensino médio de São Paulo, com o objetivo de verificar quais eram as principais revistas lidas por pessoas nessa faixa etária e classe social, para então se descobrir qual o percentual da presença negra nesses meios de comunicação.

Constatou-se que, nas revistas mais lidas pelo público em questão, dentre as pessoas que aparecem nas propagandas, fotos e reportagens, apenas 8,58 % eram negras. Pelo lado qualitativo, a situação também não é diferente. Há dois aspectos principais: a minorização da população afrodescendente, com os negros aparecendo sempre sozinhos, ou cercados por vários brancos; e uma desqualificação da estética negra, em contrapartida ao que ele chama de “branquitude normativa”, pela qual tudo relacionado ao fenótipo branco é tido como normal, e o que está fora disso como exótico ou anti-estético.

http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2011/07/15/846396/pesquisa-analisa-presenca-afrodescendente-nos-meios-comunicaco.html

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