quinta-feira, 21 de abril de 2011

E-book Para Entender as Mídias Sociais

Com satisfação encaminho material de divulgação do e-book sobre mídias sociais que integra o projeto Para Entender a Internet, e será lançado na próxima semana. O material conta com artigos de 36 autores, dentre os quais muitos pesquisadores que integram a Compós, e estará disponível para download gratuito. Tive a honra de fazer parte deste projeto, que é totalmente colaborativo e sem fins lucrativos, e conta com profissionais e pesquisadores de diversas instituições brasileiras.

Ebook “Para Entender as Mídias Sociais” será lançado dia 25 de abril

Obra reúne 36 autores e terá download gratuito

Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:

http://paraentenderasmidiassociais.tumblr.com
http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com
Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.

A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus sub-produtos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento

O PROJETO

A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.

A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.

O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.

É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.

PRÓXIMOS PASSOS

Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa também deve dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.





TEMAS E AUTORES – Mídias Sociais e...



NÚCLEO BASES

… Mídias Sociais Conectadas e Social Machines / Walter Lima

... Orkut ou Facebook? / Rafael Sbarai

... A “Morte” dos Blogs / Alexandre Inagaki

… Design / Rogerio Fratin

... Mobilidade / Carril Fernando

… Games / Rafael Kenski

... Social Media Day / Caroline Andreis


NÚCLEO MERCADO

... Mercado de Agências / Gil Giardelli

... Segmentação / Guilherme Valadares

... Marcas / Eric Messa

... Viralização / Ian Black

... Buzz / Thiane Loureiro

… Métricas e Avaliação de Resultados / Ricardo Almeida

… Universo Corporativo / Carolina Terra

… Mercado Editorial / Nanni Rios


NÚCLEO REDAÇÃO

… Narrativas Digitais / Pollyana Ferrari
... Jornalismo / Ana Brambilla
… Coberturas Participativas / Luciana Carvalho
… Relevância / Rodrigo Martins
… Relacionamento com o Leitor / Nívia Carvalho
... Tempo-Real no Jornalismo / Barbara Nickel

... TV / Filipe Speck

NÚCLEO PERSONA

... Celebridades / Ivan Guevara

… Moda / Gisele Ramos

… Esportes / Willian Araújo

... Música / Katia Abreu

… Fakes / Jorge Rocha

... Narcisismo / Susan Liesenberg

NÚCLEO SOCIAL
... Política / Marcelo Soares

... Administrações Públicas / Ivone Rocha
... Questões Jurídicas / Rony Vainzof

... Mobilização Social / Fernando Barreto

... Educação / Bianca Santana e Carolina Rossini
... Movimento Hacker Rafael Gomes

... Classes Populares / João Carlos Caribe



Contatos:

anabrambilla@gmail.com
@anabrambilla

http://www.facebook.com/anabrambilla
51 9190 4598

Luciana Carvalho
Jornalista diplomada - Reg. Prof. DRT-RS 8676
Mestre e especialista em Comunicação Midiática (UFSM)
http://midiaemrede.blogspot.com

Nenhum comentário: