quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CONVITE PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA POLIFONIA - MeELL-UFMT

www.ufmt.br/meel

CHAMADA DE ARTIGOS

ESTUDOS LITERÁRIOS. Vol 19, nº26
Organizadoras: Prof.a Dr.a Divanize Carbonieri e Prof.a Dr.a Marinei Almeida

Prazo para encaminhamento: até 30 de maio de 2012

Proposta temática: Redes e fluxos das literaturas africanas e afro-descendentes

Descrição/objetivo: Trazer discussões acerca das produções literárias e culturais que surgiram do processo da colonização e da experiência pós-colonial nos países africanos, bem como da expansão dessa experiência histórica por meio dos diálogos transculturais, marcando sobremaneira a produção afro-descendente pelo mundo. Trata-se, portanto, de um número voltado para a investigação dos trânsitos dos repertórios literários, artísticos e culturais africanos e afro-descendentes, com o intuito de apreender redes e fluxos comunicativos de referências críticas sobre essas produções nos vários momentos da colonização e do período pós-colonial, empreendendo o desafio de localizar redes formadas por contatos tangíveis ou contingenciais de trocas ou de imposições, de impregnações ou de resistências, contatos esses que são sempre marcados pelo plural e pelo múltiplo.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Vol 19, nº25

Organizador: Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus

Prazo para encaminhamento: até 26 de março de 2012

Proposta temática: Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos

Descrição/objetivo: Nos últimos anos, profundas mudanças sociais, em decorrência das tecnologias de informações, vêm afetando a relação cotidiana entre as pessoas. Vivemos por aproximação, justaposição e/ou por deslocamento com outras culturas e povos. Ao mesmo tempo, somos impelidos por diversas manifestações linguageiras voláteis e instáveis. É comum em sala de aula, por exemplo, observamos alunos enviarem e-mails, escreverem mensagens, vivenciarem outros espaços paralelamente à sala de aula por meio da internet. Essas novas formas de letramento parecem sugerir novos contornos no cenário educacional. Assim, cada vez mais novas práticas letradas parecem impactar o ambiente escolar que configuram um lugar de multiplicidade de sentidos. Em decorrência dessas transformações, o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras tornaram-se fenômenos complexos. Nunca na história da humanidade as pessoas puderam utilizar instrumentos tecnológicos que permitissem que elas se comunicassem com diversos indivíduos espalhados no mundo. Diante dessa configuração, o tema Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos, parece-nos uma questão oportuna para edição de 2012 da Revista Polifonia. Nesta publicação, procuraremos dialogar com pesquisas de diferentes vertentes a finalidade de entender a situação do ensino de língua estrangeira em diversos contextos, especialmente o público.


Os artigos deverão ser originais, podendo ser escritos em português, inglês, francês e espanhol.

Os artigos deverão ser preparados segundo as normas em anexo e submetidos no endereço http://www.revistas.ufmt.br/polifonia ou enviados, em arquivos anexos, para o e-mail polifonia@ufmt.br

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