domingo, 18 de dezembro de 2011

Dilma pede desculpas por falhas na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Delegadas reclamaram de hospedagem e alimentação. Presidente nega que Secretaria de Políticas para as Mulheres será diluída na reforma ministerial
Luciana Marques
A presidente Dilma, acompanhada pelas ministras Gleisi Hoffman e Iriny Lopes, na Conferência de Políticas para Mulheres

A presidente Dilma, acompanhada pelas ministras Gleisi Hoffman e Iriny Lopes, na Conferência de Políticas para Mulheres (Roberto Stuckert/PR)

A presidente da República Dilma Rousseff se irritou nesta segunda-feira com a desorganização da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Delegadas de pelo menos seis estados reclamaram das péssimas condições de hospedagem e da falta de alimentação durante a abertura do evento, em Brasília. Indignada, a presidente questionou a ministra Iriny Lopes, responsável pela conferência, sobre os problemas apontados. Dilma chegou a bater a mão na mesa e constrangeu a ministra.

Logo no início do discurso, a presidente pediu desculpas pelas falhas na organização. “Lamento imensamente, queridas companheiras, que isso tenha acontecido”, afirmou. Dilma disse que irá garantir a alimentação das delegadas e pediu em público ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que tomasse as medidas necessárias ao lado de Iriny. Cerca de 3.000 mulheres participam da conferência.

Dilma prometeu também manter a Secretaria de Políticas para as Mulheres na reforma ministerial de 2012. “Muitas vezes vocês veem nos jornais sendo anunciado que a secretaria vai simplesmente fechar ou ser incorporada a outro ministério”, afirmou. “Não há menor verdade nessas notícias, vamos avançar com essa secretaria que defende os direitos da mulher, que defende a igualdade de gênero, porque ela é fundamental para o meu governo”.

Cartazes a favor da permanência da pasta foram espalhados na cerimônia: “Dilma, não tem mistério. SPM [Secretaria de Políticas para as Mulheres] continua ministério”.

Perdão - A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres também se desculpou com a desorganização. “Tivemos um problema com a empresa contratada e, em função disso, as vagas dos hotéis que foram feitas em nome da empresa caíram”, justificou. Segundo ela, uma nova empresa foi convocada há uma semana, mas não conseguiu atender à demanda.

A ministra prometeu resolver os problemas até quarta-feira, mas as delegadas exigiram uma solução imediata. “Não almoçamos, não jantamos e estamos sem hospedagem”, disse Esmeralda Patriota, de Paulo Afonso (BA). Ela foi alojada em um centro de treinamento em Luziânia (GO), com delegadas de estados como Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Estamos em um matagal”, contou Esmeralda.

O evento foi apresentado pela atriz Dira Paz, que interpreta o papel da Celeste na novela “Fina Estampa”, da TV Globo. “É um privilégio, por meio da personagem Celeste, dar visibilidade à dor de todas as mulheres que sofrem violência doméstica neste país”, disse.

A ex-presidente do Chile e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, dará uma palestra na conferência na quarta-feira.

Taxa de homicídios no Brasil mais do que dobra em 30 anos

É escandaloso, em particular, a situação da população negra....
Trechos do mapa:
"(...) Voltando à classificação por raça ou cor das certidões de óbito, na Tabela 2.4.1 podemos observar que, mesmo com grandes diferenças entre as Unidades Federadas, a tendência geral desde 2002 é: queda no número absoluto de homicídios na população branca e de aumento nos números da população negra."(p.60)
"(...) Podemos observar por essa tabela que, de 2002 a 2010:
• O número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 13.668, o que representa uma queda da ordem de 27,5%.
• Já entre os negros, o número de vítimas de homicídio aumentou de 26.952 para 33.264, equivalente a um crescimento de 23,4%. Com isso, a brecha que já existia em 2002 cresceu mais ainda e de forma drástica, como teremos oportunidade de ver a seguir. A Tabela 2.4.2 relaciona o número de homicídios com a população de cada UF. (...) Assim, um índice nacional de vitimização de 82,7 como mostra a Tabela 2.4.2 para o ano de 2006, indica que, nesse ano, morrem proporcionalmente 82,7% mais negros do que brancos."
(...) Desagregando por região, e mais ainda por estado, o panorama fica muito heterogêneo, principalmente quando se observa a taxa de homicídios de negros29.
Vários dados dessa Tabela impressionam pela sua magnitude:
• Em 2002, o índice nacional de vitimização negra foi de 45,8. Isto é, nesse ano, no país, morreram proporcionalmente 45,8% mais negros do que brancos.
• Quatro anos mais tarde, em 2006, esse índice pula para 82,7 (morrem proporcionalmente 82,7% mais negros do que brancos).
• Já em 2010, um novo patamar preocupante: morrem proporcionalmente 139% mais negros que brancos, isto é, bem acima do dobro! (p.63)

Link para acesso: http://www.sangari.com/mapadaviolencia/
http://www.sangari.com/mapadaviolencia/pdf2012/mapa2012_web.pdf
Abraços.
Jorge Luís

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/taxa-de-homicidios-no-brasil-mais-do-que-dobra-em-30-anos-2/342244/

Em 30 anos, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de vítimas de homicídio. Dados do Mapa da Violência 2012, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Sangari, apontam que o número de homicídios passou de 13,9 mil em 1980 para 49,9 mil em 2010, o que representa um aumento de 259%. Com o crescimento da população nesses 30 anos, a taxa de homicídios passou de 11,7 em cada grupo de 100 mil habitantes em 1980 para 26,2 em 2010.
homicidio

Dados do Mapa da Violência 2012 mostraram que em 30 anos, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de vítimas de homicídio

De acordo com o relatório, a média anual de mortes por homicídio no país supera o número de vítimas de enfrentamentos armados no mundo. Entre 2004 e 2007, 169,5 mil pessoas morreram nos 12 maiores conflitos mundiais. No Brasil, o número de mortes por homicídio nesse mesmo período foi 192,8 mil.

– Fica difícil compreender como, em um país sem conflitos religiosos ou étnicos, de cor ou de raça, sem disputas territoriais ou de fronteiras, sem guerra civil ou enfrentamentos políticos violentos, consegue-se exterminar mais cidadãos do que na maior parte dos conflitos armados existentes no mundo– diz o documento.

No entanto, o relatório aponta que nesses 30 anos houve uma ruptura no crescimento da taxa de homicídios no país. Entre 2003 e 2010, houve variação foi negativa de 1,4% ao ano. Porém, a partir de 2005, foi verificada uma instabilidade, com oscilações em torno de 26 homicídios em 100 mil habitantes. Em 2010, ocorreram 50 mil assassinatos no país. Segundo o relatório, foram registrados 137 homicídios por dia.

– Vários fatores concomitantes e complexos parecem intervir nessa explicação dessas quebras e oscilações a partir de 2003: políticas de desarmamento, planos e recursos federais e estratégias de enfrentamento– aponta o relatório.

Os dados do Mapa da Violência demonstram ainda que os estados que lideravam as estatísticas no início da década, como Pernambuco, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Roraima e Distrito Federal apresentam quedas do índice de homicídios. São Paulo e o Rio de Janeiro apresentam reduções de 63,2% e 42,9%, respectivamente.

Por outro lado, os 17 estados com as menores taxas do país no ano 2000 apresentam taxas crescentes. Em vários locais, esse aumento teve tal magnitude que levou os estados a ocupar um lugar de destaque no contexto nacional no final da década. Assim, Alagoas passou a ocupar o primeiro lugar no Mapa da Violência. O Pará passou da 21ª posição para a terceira; a Paraíba, da 20ª para a sexta, e a Bahia, da 23ª para sétima posição.

Concurso da Unilab abrirá 41 vagas para professores

O Conselho Superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Consup/Unilab aprovou a realização de concursos públicos para 41 vagas, visando à composição do quadro de docentes efetivos desta Universidade. A medida foi aprovada em reunião realizada nesta segunda-feira (12), no Campus da Liberdade, em Redenção (CE).

As 41 vagas serão distribuídas entre as seguintes áreas de ensino: Saúde Coletiva, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Rural, Formação Docente, Administração e Humanidades e Letras. O lançamento dos editais está previsto para o início de 2012.

Os editais serão divulgados no site da Unilab: www.unilab.edu.br.

Fonte: Ascom da Unilab

O conhecimento de si, com Renato Noguera

Casa do Saber | Rio - Parceria: SESC-Rio
Você que se interessa por filosofia, venha participar do novo curso:
O conhecimento de si
A filosofia como sabedoria de vida
Renato Noguera
A busca do autoconhecimento tem caracterizado um dos principais percursos da filosofia. Este curso tem como objetivo desenvolver a noção de filosofia como sabedoria de vida a partir das reflexões de Epicuro e do pensamento estóico, debatendo a consistência do destino e da liberdade numa ética pautada no conhecimento de si como possibilidade de uma vida feliz.
Início 10 de janeiro • Terças-feiras, às 20h • 4 aulas
R$180 na inscrição+ 1 parcela de R$180

10 DE JANEIRO 1. ELEMENTOS GERAIS DA FILOSOFIA DE EPICURO

17 DE JANEIRO 2. LIBERDADE, PRUDÊNCIA E CONHECIMENTO DE SI NO EPICURISMO

24 DE JANEIRO 3. ELEMENTOS GERAIS DA FILOSOFIA ESTÓICA

31 DE JANEIRO 4. DESTINO, RAZÃO E CONHECIMENTO DE SI NO ESTOICISMO

Renato Nogueira
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br

Concurso para vários cargos

Concursos abertos:

Nordeste

AL - Prefeitura de Canapi - inscrição até 18/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.master-al.com.br
BA - IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 19/12/2011. Informações: portal.mec.gov.br/sesu/
BA - Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - inscrição até 09/12/2011. Informações: www.ibam-concursos.org.br
BA - Prefeitura de Cipó - inscrição até 11/12/2011. Informações: www.consultorialideranca.com.br
BA - Prefeitura de Feira de Santana - inscrição até 20/12/2011. Informações: www.uefs.br
BA - Prefeitura de Planalto - inscrição até 09/12/2011. Provas dia 28 de novembro de 2011. Informações: www.msmconsultoria.com.br
BA - Prefeitura de Xique-Xique - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 08/01/2012. Informações: www.consultec.com.br
CE - Prefeitura de Horizonte - inscrição até 13/12/2011. Informações: www.serctam.com.br
MA - Prefeitura de Arari - inscrição até 23/12/2011. Informações: concurso.institutoazimuth.com.br
PB - Prefeitura de Duas Estradas - inscrição até 16/12/2011. Informações: www.mettaconcursos.com.br
PB - Prefeitura de Duas Estradas- inscrição até 22/12/2011. Informações: www.mettaconcursos.com.br
PB - Prefeitura de Pocinhos - inscrição até 23/12/2011. Provas dia 20/01/2012. Informações: www.mettaconcursos.com.br
PB - Prefeitura de Santo André - inscrição até 13/01/2012. Informações: www.mettaconcursos.com.br
PE - Prefeitura de Petrolina- inscrição até 08/12/2011. Informações: www.facape.br
PE - Prefeitura do Recife - inscrição até 18/12/2011. Informações: www.upenet.com.br
PE - UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - inscrição até 27/12/2011. Informações: www.ufrpe.br
PI - Prefeitura de Acauã - inscrição até 30/12/2011. Provas dia 23/01/2012. Informações: www.institutomachadodeassis.com.br
PI - Prefeitura de Ribeira do Piauí- inscrição até 09/12/2011. Provas dia 08/01/2012. Informações: www.institutomachadodeassis.com.br
PI - Prefeitura de Sebastião Barros- inscrição até 12/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2012. Informações: www.fundelta.com.br
RN - Prefeitura de Parnamirim - inscrição até 05/01/2012. Informações: www.funcern.br

Norte

PA - Prefeitura de Tucumã - inscrição até 16/12/2011. Informações: fibrapara.edu.br
RO - UNIR - Universidade Federal de Rondônia - inscrição até 21/12/2011. Provas dia 12/02/2012. Informações: www.processoseletivo.unir.br
RO - Prefeitura de Porto Velho - inscrição até 21/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2012. Informações: www.consulplan.net
TO - Prefeitura de Lagoa da Confusão - inscrição até 05/01/2012. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.makroassessoria.com.br
TO - Prefeitura de Almas - inscrição até 21/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2011. Informações: www.makroassessoria.com.br

Centro-Oeste

MS - Prefeitura de Chapadão do Sul - inscrição até 16/12/2011. Informações: www.chapadaodosul.ms.gov.br
MT - Prefeitura de Juara - inscrição até 13/12/2011. Informações: www.juara.mt.gov.br
MT - Prefeitura de Paranaíta - inscrição até 14/12/2011. Informações: www.paranaita.mt.gov.br
MT - Prefeitura de Nova Monte Verde - inscrição até 09/12/2011. Provas dia 18 de dezembro de 2011. Informações: www.novamonteverde.mt.gov.br
MT - Prefeitura de São José do Xingu - inscrição até 28/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.exataplanejamento.com.br
MT - Prefeitura e Previdência de Alto Araguaia - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 12/02/2012. Informações: www.grupoatame.com.br
MT - Prefeitura de Sorriso - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 15/01/2012. Informações: www.sorriso.mt.gov.br

Sul

PR - Prefeitura de Bandeirantes - inscrição até 15/12/2011. Provas dia 04 de março de 2012. Informações: www.funtefpr.com.br
PR - Prefeitura de Cascavel - inscrição até 09/12/2011. Provas dia 08/01/2012. Informações: www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/manual-de-cargos.pdf
PR - Prefeitura de Céu Azul - inscrição até 20/12/2011. Informações: www.fauel.org.br
PR - Prefeitura de Mamborê - inscrição até 13/12/2011.
PR - Prefeitura de Centenário do Sul - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.centenariodosul.pr.gov.br
PR - UEM - Universidade Estadual de Maringá - inscrição até 09/12/2011. Informações: www.scs.uem.br
PR - UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste- inscrição até 20/01/2012. Informações: www.unicentro.br
PR - Prefeitura de Catanduvas - inscrição até 21/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.saber.srv.br
PR - Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu - inscrição até 20/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.saber.srv.br
RS - Prefeitura de Campestre da Serra - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 29/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de Igrejinha - inscrição até 15/12/2011. Provas dia 22/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de Jaquirana - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 22/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de Nova Petrópolis - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 15/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de São José do Herval - inscrição até 15/12/2011. Provas dia 21/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - ASCAR - Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural - inscrição até 15/12/2011. Provas dia 15/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de Viamão - inscrição até 15/12/2011. Informações: www.fundatec.org.br
RS - Prefeitura de Júlio de Castilhos - inscrição até 19/12/2011. Informações: www.energiaessencial.com
RS - Prefeitura de Manoel Viana - inscrição até 09/12/2011. Provas dia 22/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
RS - Prefeitura de Presidente Lucena - inscrição até 13/12/2011. Provas dia 07/01/2012. Informações: www.objetivas.com.br
SC - Prefeitura de Camboriú - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2011. Informações: www.clicksolucoesinteligentes.com.br
SC - Prefeitura de Capão Alto - inscrição até 29/12/2011. Informações: www.capaoalto.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Imbuia - inscrição até 09/12/2011. Informações: www.iobv.com.br
SC - Prefeitura de Massaranduba - inscrição até 21/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.massaranduba.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Monte Carlo - inscrição até 14/12/2011. Informações: www.amplasc.org.br
SC - Prefeitura de Tubarão - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 18 de dezembro de 2011. Informações: educatubarao.fepese.org.br
SC - Prefeitura de Caçador - inscrição até 08/12/2011. Informações: www.cacador.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Camboriú - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2011. Informações: www.clicksolucoesinteligentes.com.br
SC - Prefeitura de Capivari de Baixo (CMDCA) - inscrição até 22/12/2011. Provas dia 10 de janeiro de 2012. Informações: www.capivaridebaixo.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Cordilheira Alta- inscrição até 13/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.pmcordi.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Guaramirim - inscrição até 09/12/2011. Provas dia 11/12/2011. Informações: www.guaramirim.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Alto Bela Vista - inscrição até 20/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.altobelavista.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Caibi - inscrição até 02/01/2012. Provas dia 17/01/2012. Informações: www.caibi.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Penha - inscrição até 13/12/2011. Provas dia 18 de dezembro de 2011. Informações: www.clicksolucoesinteligentes.com.br
SC - Prefeitura de Monte Castelo - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.montecastelo.sc.gov.br
SC - Prefeitura de Presidente Nereu - inscrição até 13/12/2011. Provas dia 22/01/2012. Informações: www.clicksolucoesinteligentes.com.br

Sudeste

MG - Prefeitura de Paraguaçu - inscrição até 31/01/2012. Provas dia 04 de março de 2012. Informações: www.rboconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Ponto Chique - inscrição até 09/03/2012. Informações: www.cotec.unimontes.br
MG - Prefeitura de Abadia dos Dourados - inscrição até 10/01/2012. Informações: www.uniconuberaba.com.br
MG - Prefeitura de Alto Jequitibá- inscrição até 27/01/2012. Informações: www.incp.org.br
MG - Prefeitura de Camacho- inscrição até 08/12/2011. Provas dia 22/01/2012. Informações: www.exameconsultores.com.br
MG - Prefeitura de Campo Azul - inscrição até 09/03/2012. Informações: www.cotec.unimontes.br
MG - Prefeitura de Campo Florido- inscrição até 30/12/2011. Provas dia 15/01/2012. Informações: www.magnusconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Capelinha- inscrição até 11/12/2011. Provas dia 29/01/2012. Informações: www.exameconsultores.com.br
MG - Prefeitura de Carangola- inscrição até 15/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2012. Informações: www.idecan.org.br
MG - Prefeitura de Carbonita- inscrição até 06/01/2012 . Informações: www.seapconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Carmo do Paranaíba - inscrição até 24/02/2012. Informações: www.maximaauditores.com.br
MG - Prefeitura de Goianá- inscrição até 27/01/2012. Provas dia 11 de março de 2012. Informações: www.jcmconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Ibiraci- inscrição até 31/01/2012. Provas dia 19 de fevereiro de 2012. Informações: www.ibiraci.mg.gov.br
MG - Prefeitura de Ibirité- inscrição até 15/01/2011. Provas dia 12/02/2012. Informações: www.reisauditores.com.br
MG - Prefeitura de Ipatinga - inscrição até 16/02/2012. Provas dia 25 de março de 2012. Informações: www.imam.org.br
MG - Prefeitura de Itaúna- inscrição até 08/01/2011. Provas dia 05/02/2012. Informações: www.rumocertoservicos.com.br
MG - Prefeitura de Japonvar- inscrição até 17/02/2012. Informações: www.cotec.unimontes.br
MG - Prefeitura de João Nepomuceno - inscrição até 10/02/2012. Informações: www.eticaconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Juruaia- inscrição até 30/12/2011. Provas dia 15/01/2012. Informações: www.tendenciaconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Lagoa da Prata- inscrição até 09/02/2012. Provas dia 11 de março de 2012. Informações: www.fgr.org.br
MG - Prefeitura de Machado- inscrição até 19/01/2011. Informações: www.sespconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Monte Carmelo - inscrição até 12/01/2012. Informações: www.fluxoconsultoria.com.br
MG - Prefeitura de Nazareno - inscrição até 26/01/2012. Provas dia 26 de fevereiro de 2012. Informações: www.jcmconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Pompéu - inscrição até 14/02/2012. Informações: www.pompeu.mg.gov.br
MG - Prefeitura de Ponte Nova- inscrição até 09/02/2012. Provas dia 04 de marco de 2012. Informações: www.consulplan.net
MG - Prefeitura de Pouso Alegre- inscrição até 02/02/2012. Provas dia 04 de março de 2012. Informações: www.imam.org.br
MG - Prefeitura de São Domingos do Prata - inscrição até 29/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2012. Informações: www.consulplan.net
MG - Prefeitura de Senador José Bento - inscrição até 20/01/2012. Provas dia 26/02/2012. Informações: www.tendenciaconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Serrania- inscrição até 08/02/2012. Informações: www.seapconcursos.com.br
MG - Prefeitura de Turmalina - inscrição até 15/02/2012. Informações: www.jmsbhz.com.br/concurso
MG - Prefeitura de Ubaí- inscrição até 17/02/2012. Informações: www.cotec.unimontes.br
MG - Prefeitura de Varginha - inscrição até 23/12/2011. Informações: www.exatuspr.com.br
MG - UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - inscrição até 17/01/2012. Provas dia 26 de fevereiro de 2012. Informações: www.ufsj.edu.br/concursos_tecnicos.php
RJ - Prefeitura de Maricá - inscrição até 16/12/2011. Informações: www.incp.org.br
SP - Prefeitura de Catiguá - inscrição até 22/12/2011. Informações: sp.gov.br
SP - Prefeitura de Cunha - inscrição até 16/12/2011. Informações: www.unicaps.com.br
SP - Prefeitura de Itápolis - inscrição até 26/12/2011. Informações: www.itapolis.sp.gov.br
SP - Prefeitura de Mogi das Cruzes - inscrição até 28/12/2011. Provas dia 04 de março de 2012. Informações: www.vunesp.com.br
SP - Prefeitura de Monteiro Lobato - inscrição até 11/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.institutoindec.com.br
SP - Câmara de Guarulhos - inscrição até 09/12/2011. Informações: www.camaraguarulhos.sp.gov.br
SP - Prefeitura de Arandu - inscrição até 16/12/2011. Provas dia 15 de janeiro de 2012. Informações: www.dexter.net.br
SP - Prefeitura de Lagoinha - inscrição até 11/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.consesp.com.br
SP - Prefeitura de Mogi Guaçu - inscrição até 12/12/2011. Provas dia 08 de janeiro de 2012. Informações: www.integribrasil.com.br
SP - Prefeitura de Santa Cruz da Conceição - inscrição até 18/12/2011. Informações: www.sigmarh.com.br
SP - Prefeitura de Santo André - inscrição até 11/12/2011. Informações: www.caipimes.com.br
SP - Prefeitura de São Carlos - inscrição até 02/01/2012. Informações: www.vunesp.com.br
SP - Prefeitura de Vargem Grande Paulista - inscrição até 20/12/2011. Provas dia 22 de janeiro de 2012. Informações: www.nossorumo.org.br

Federais

TSE - Tribunal Superior Eleitoral - inscrição até 22/12/2011. Provas dia 12 de fevereiro de 2012. Informações: www.consulplan.net

FELICITAÇÕES

O que acontece no meio - Martha Medeiros

Vida é o que existe entre o nascimento e a morte. O que acontece no meio é o que importa.

No meio, a gente descobre que sexo sem amor também vale a pena, mas é ginástica, não tem transcendência nenhuma. Que tudo o que faz você voltar pra casa de mãos abanando (sem uma emoção, um conhecimento, uma surpresa, uma paz, uma ideia) foi perda de tempo.

Que a primeira metade da vida é muito boa, mas da metade pro fim pode ser ainda melhor, se a gente aprendeu alguma coisa com os tropeços lá do início. Que o pensamento é uma aventura sem igual. Que é preciso abrir a nossa caixa preta de vez em quando, apesar do medo do que vamos encontrar lá dentro. Que maduro é aquele que mata no peito as vertigens e os espantos.

No meio, a gente descobre que sofremos mais com as coisas que imaginamos que estejam acontecendo do que com as que acontecem de fato. Que amar é lapidação, e não destruição. Que certos riscos compensam – o difícil é saber previamente quais. Que subir na vida é algo para se fazer sem pressa.

Que é preciso dar uma colher de chá para o acaso. Que tudo que é muito rápido pode ser bem frustrante. Que Veneza, Mykonos, Bali e Patagônia são lugares excitantes, mas que incrível mesmo é se sentir feliz dentro da própria casa. Que a vontade é quase sempre mais forte que a razão. Quase? Ora, é sempre mais forte.

No meio, a gente descobre que reconhecer um problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Que é muito narcisista ficar se consumindo consigo próprio. Que todas as escolhas geram dúvida, todas. Que depois de lutar pelo direito de ser diferente, chega a bendita hora de se permitir a indiferença.

Que adultos se divertem muito mais do que os adolescentes. Que uma perda, qualquer perda, é um aperitivo da morte – mas não é a morte, que essa só acontece no fim, e ainda estamos falando do meio.

No meio, a gente descobre que precisa guardar a senha não apenas do banco e da caixa postal, mas a senha que nos revela a nós mesmos. Que passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável. Que as mesmas coisas que nos exibem também nos escondem (escrever, por exemplo).

Que tocar na dor do outro exige delicadeza. Que ser feliz pode ser uma decisão, não apenas uma contingência. Que não é preciso se estressar tanto em busca do orgasmo, há outras coisas que também levam ao clímax: um poema, um gol, um show, um beijo.

No meio, a gente descobre que fazer a coisa certa é sempre um ato revolucionário. Que é mais produtivo agir do que reagir. Que a vida não oferece opção: ou você segue, ou você segue. Que a pior maneira de avaliar a si mesmo é se comparando com os demais. Que a verdadeira paz é aquela que nasce da verdade. E que harmonizar o que pensamos, sentimos e fazemos é um desafio que leva uma vida toda, esse meio todo.

Fonte: Zero Hora

Escravos na Bahia setecentista vieram da África Central, diz livro

Agência FAPESP – Durante um período da história brasileira, a presença de homens e mulheres de origem centro-africana foi considerada minoria enquanto população escrava na Bahia.

No entanto, o livro Os Rosários dos Angolas – Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista, da historiadora Lucilene Reginaldo, mostra que os únicos escravos que chegaram ininterruptamente ao estado entre os séculos 18 e 19 foram os de “nação angola” – termo utilizado na época para designar os indivíduos provenientes de uma vasta região da África central, escravizados e embarcados para a América a partir do porto de Luanda.

O livro, recentemente lançado pela Editora Alameda e fruto da pesquisa de doutorado realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pela autora – que atualmente é professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana –, contou com o apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.

De acordo com a autora, o estudo teve como objetivo inicial a investigação das irmandades negras na Bahia no século 18. No prefácio do livro, a orientadora de Lucilene, Silvia Hunold Lara, professora do Departamento de História da Unicamp, afirma que as irmandades, “em uma sociedade escravista, eram um importante canal de expressão e preservação de valores e anseios religiosos, sociais e políticos”.

“A proposta foi estudar a irmandade como um espaço importante tanto de vivências como de reelaborações das entidades étnicas oriundas da África e das que foram construídas na diáspora”, disse Lucilene à Agência FAPESP.

“Ao longo da pesquisa, observei que o grupo de africanos conhecido como ‘angolas’ se destacava na Bahia. Eles aparecem de forma recorrente nos arquivos portugueses, criando e organizando irmandades ao longo do século 18, especialmente as dedicadas a Nossa Senhora do Rosário, que eram as mais populares da época”, completou.

No primeiro capítulo do livro, a autora trata da importância das devoções católicas e da participação em irmandades e confrarias na constituição da experiência escrava no império português. Lucilene faz uma breve exposição sobre a conversão do Reino do Congo e o movimento de expansão do catolicismo na África Central, além de explicar a importância e o significado das irmandades e devoções negras no Reino de Angola.

No capítulo seguinte, a autora introduz o leitor ao cenário das irmandades negras na Bahia setecentista, principalmente em Salvador. Já o terceiro capítulo é dedicado a demonstrar a forma e a razão pelas quais os angolas se fizeram visíveis na história das irmandades do Rosário.

No capítulo de número quatro, a autora procura situar o leitor sobre a presença dos angolas na população escrava e liberta na Bahia do século 18 até meados do século 19. No texto, a pesquisadora discute as representações criadas sobre os angolas, ao longo dos séculos, por viajantes, traficantes e proprietários de escravos.

“Intelectuais da escola baiana de antropologia estabeleceram, no século 19, que foram os africanos ocidentais o grupo majoritário de escravos a chegar à Bahia. Com isso, adotou-se certa hierarquia em relação ao continente africano, sendo os ocidentais os mais evoluídos e os da África-Central, entre os quais das etnias banto e angola, os primitivos, tanto do ponto de vista ideológico como religioso”, destacou a pesquisadora.

O histórico sobre a Irmandade do Rosário das Portas do Carmo é apresentado brevemente no quinto, e último, capítulo. Nele, a autora faz uma análise da irmandade – que dá título ao livro – com base no acervo composto de diversos livros de associados e que compreende um período de 107 anos (de 1719 a 1826).

“Sem dúvida, a maior parte dos escravos africanos que chegaram à América portuguesa veio da África Central. Do ponto de vista numérico, a importância desses povos ainda é pouco avaliada, assim como a contribuição e a influência dos angolas no campo religioso e no cultural”, conclui a professora.
Os Rosários dos Angolas – Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista Autores:Lucilene Reginaldo Lançamento: 2011 Preço: R$ 55 Páginas: 399 Mais informações: www.alamedaeditorial.com.br
Fonte: http://agencia.fapesp.br/14928